Tv Radio Corredor

Assista        TV Radio Corredor NCE em streaming video                         ...bata um papo de corredor em vídeo chat                                           ...de um lugar qualquer

quarta-feira, 8 de julho de 2009

déjà vue

A coordenadora eleita do NCE, Claudia Motta, tomará posse no próximo dia 8 de julho, mas já vem trabalhando junto com seu vice, Pedro Manoel da Silveira, em um projeto de reestruturação e redimensionamento da instituição. Segundo ela, este é o momento de se repensar atividades, serviços e áreas, adequando-os à nova realidade em que o NCE está inserido. Nesta tarefa, Claudia vem contando com a competência dos especialistas da casa, que buscam com sua experiência formular a proposta dessa nova estrutura organizacional.



A reestruturação interna procura levar em conta os anseios e expectativas da Superintendência de TI, vinculada à PR-3. Para isso, Claudia Motta vem reunindo-se com a superintendente Claudia Werner e sua equipe para delimitar a atuação do NCE em relação às demandas existentes. Vale ressaltar que a Superintendência de TI tem se mostrado disposta a atender as necessidades de infra-estrutura e de pessoal, como no caso do sistema de refrigeração da Sala de Sistemas, que já está em processo de licitação na PR-3.



Em paralelo aos encontros com a Superintendência de TI, Claudia Motta reuniu-se na última semana com o Reitor da UFRJ, Professor Aloísio Teixeira, a Decana do CCMN, Professora Ângela Rocha e o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Professor Carlos Levi. Segundo Claudia Motta, esta reunião foi extremamente positiva, pois todos acham razoável um redimensionamento do NCE. Na pauta deste encontro também estiveram os seguintes temas: a urgência na solução do pagamento dos prestadores de serviço; a aprovação pelo Consuni do regimento do Instituto NCE; a inserção do NCE no contexto da UFRJ e a parceria com a Superintendência de TI; e a formalização do Conselho Deliberativo do NCE, com a publicação dos nomes dos conselheiros eleitos no Boletim da UFRJ.



A nova coordenadora destacou que apesar de tantos problemas, o NCE continua com um enorme potencial, pois possui competências e infra-estrutura e que, neste momento é preciso unir forças para que a instituição trilhe um caminho de mudanças positivas. Certamente esse não será um trabalho fácil nem rápido, mas ela pretende trabalhar para que a gestão seguinte a sua receba um NCE mais coeso e eficiente. Nesse processo, a Coordenação terá a ajuda do Conselho Deliberativo, que vai ajudar a definir as novas regras e as novas diretrizes.



Quanto à formação de sua equipe de direção, Claudia Motta informa que ainda não tem todos os nomes definidos, mas que irá propor várias mudanças, a serem aprovadas pelo Conselho Deliberativo:



A Área de Apoio Acadêmico passará a ser Área de Infra-Estrutura Computacional. Já há uma força-tarefa trabalhando na definição dos serviços que serão prestados no âmbito do NCE, no âmbito dos sistemas corporativos da UFRJ e para a comunidade de usuários institucionais da UFRJ.



Para a Área de Sistemas de Informação a proposta é que se torne uma Área de Projetos, onde estarão o desenvolvimento dos sistemas corporativos para a UFRJ, o desenvolvimento de serviços Web, concursos, além de outros projetos. A direção desta Área ficará a cargo de Linair Maria Campos e Ricardo Storino, como vice-diretor.



A Área Administrativa vai passar por uma reestruturação, onde as atividades serão reorganizadas, eliminando-se o excesso de Divisões. A direção da Área Administrativa ficará com Fábio Marinho e o vice-diretor é Ricardo Harouche. A AAA, AAE e a AEP ainda não têm diretores definidos.



Em todas as reuniões que tem feito com os diretores já escolhidos, Claudia Motta incentiva que eles busquem formar equipes de trabalho e implementem um modelo de gestão participativa, envolvendo ao máximo as pessoas nas soluções dos problemas. Segundo ela, já se percebe um sentimento de otimismo e uma mudança de postura nos funcionários, que tem se mostrado dispostos a colaborar e pacientes no aguardo da concretização mudanças.



Em relação ao problema da quitação da dívida com os prestadores de serviço que se desligaram do NCE em 31 de maio, Claudia Motta vem se empenhando em buscar junto ao Reitor da UFRJ e o presidente da FUJB uma forma de concretizar os pagamentos acordados na gestão anterior.



A nova coordenadora acredita que os espaços de trabalho também precisam refletir esse processo de mudança por que passa a instituição e sugeriu um novo layout para a sala da coordenação do NCE, que está sendo remodelada, com material já em estoque no Almoxarifado e doações.



A cerimônia de posse de Claudia Motta e Pedro Manoel da Silveira acontecerá na próxima quarta-feira, dia 8 de julho de 2009, às 15h, no Salão Nobre da Decania do CCMN. Após a cerimônia, a Decania do CCMN oferecerá um pequeno coquetel em homenagem à posse.



Para reforçar o sentimento de união e o espírito de equipe dos funcionários do NCE, Claudia Motta propôs uma confraternização interna por adesão. Um grupo de pessoas irá organizar uma festa junina, que acontecerá dia 10 de julho, a partir das 15h, no Churrascódromo. A ACS irá divulgar em breve mais informações sobre o evento.



Finalizando, a mensagem que a nova coordenação do NCE quer deixar a todos é que é importante reconstruir a credibilidade e a imagem de nossa instituição, apostando que temos competência para isso, como nos mostrou o sucesso que a apresentação do Projeto MecDaisy, do pesquisador José Antonio Borges, fez no Ministério da Educação, em Brasília na última semana, repercutindo em vários veículos de comunicação de nosso país.



Tão logo o plano de reestruturação do NCE seja concluído e aprovado pelo Conselho Deliberativo, Claudia Motta convocará uma reunião geral para apresentá-lo em detalhes aos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário