Tv Radio Corredor

Assista        TV Radio Corredor NCE em streaming video                         ...bata um papo de corredor em vídeo chat                                           ...de um lugar qualquer

domingo, 23 de maio de 2010

O futuro é escrito pelo passado, o presente é a oportunidade de correção

PREFÁCIO

A vontade de escrever sobre o começo da computação na UFRJ já veio há muito tempo. Só agora, que se está preparando a comemoração dos vinte anos do NCE, e que sou eu o único analista daquela época que ainda está em serviço (comemorando os mesmos vinte anos) é que não consegui arranjar mais desculpas para protelar.
Assim escrevi essa história para que os colegas mais antigos sintam reviver os bons tempos, para que os mais novos satisfaçam sua curiosidade e para que também, pelo conhecimento do passado, possam economizar alguns erros no futuro. Escolhi, deliberadamente, contar a história como eu a vivi e não através de uma narrativa impessoal na esperança de que o texto não fique tão maçante. É claro que outras pessoas viveram uma história um pouco diferente e fica aqui o meu convite para que cada um complemente a minha iniciativa com sua contribuição; quem sabe poderemos editar uma coletânea de contos sob o “Memórias de Núcleo”?
Quero pedir desculpas por alguns erros que posso estar cometendo devido a que grande parte dos fatos está registrada apenas na minha memória que, como se sabe, não tem paridade nem CRC. Mas, como sabemos, só há uma maneira segura de não errar e esta é não fazer.
Pensei também em fazer uma dedicatória apesar de ser este um trabalho muito humilde e modesto. Lembrei-me, então, de um texto que já tive vontade de colocar em algum lugar que só agora encontrei:
"Dedico este trabalho ao espírito de amizade e coleguismo que uma vez surgiu entre a equipe do NCE e que nos permitiu sobreviver a tortos os momentos difíceis bem como comemorarmos unidos os momentos felizes; que êle se fortaleça entre nós não só nos momentos de tristeza mas, principalmente, nos de glória pois que assim como o fracasso causa pena, o sucesso provoca a inveja...”.
Agradeço aos colegas que me incentivaram e refrescaram minha memória e peço perdão se eu não soube dar um desfecho brilhante para uma história que é tão interessante. Mas, afinal, na fantasia, assim como na vida, existe muita história bonita com final decepcionante...
Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1988.
Paulo Bianchi.

fonte: Bianchi, Paulo. E assim se passaram,quem diria,vinte anos...NCE/UFRJ

Obs: Estarei aqui postando o livro de Paulo uma grande oportunidade de se avaliar o que foi, o que é e o que será o NCE, relembrar o passado através de fotos, videos, e da troca de lembranças e um oportunidade de nos posicionarmos hoje, avaliarmos quem eramos, quem somos e quem queremos ser....aproveitem

Nenhum comentário:

Postar um comentário